Estas recomendações são traduções para a língua Portuguesa das versões leigas das recomendações da European League Against Rheumatism (EULAR). As publicações originais podem ser encontradas no website da EULAR

A vacinação é uma forma de prevenir o aparecimento de infeções. As vacinas ajudam o sistema imunitário a reconhecer vírus e bactérias que causam doenças.

As recomendações dão conselhos aos médicos e aos doentes sobre a melhor forma de tratar e gerir as doenças. A EULAR publicou em 2011 as atuais recomendações sobre a vacinação de pessoas com doenças reumáticas inflamatórias, como a artrite reumatoide, o lúpus ou a esclerose sistémica.

As recomendações foram escritas por médicos. Basearam-se na evidência sobre a utilização de vacinas nas pessoas com doenças auto-imunes e discutiram  opiniões para atingir um nível de concordância.

As pessoas com doenças reumáticas inflamatórias têm sistemas imunitários enfraquecidos devido à medicação que tomam e à doença em si. Por isso, estes doentes têm uma maior probabilidade de contrair infeções do que a população em geral.

No total, existem 13 recomendações. Cada recomendação é baseada na evidência científica disponível ou na opinião de peritos. Quanto mais estrelas uma recomendação tiver, mais forte é a sua evidência e mais importante é que seja seguida por si e pelo seu médico.

Uma estrela (*) significa que é uma recomendação fraca com pouca evidência.
Duas estrelas (**) significa que é uma recomendação fraca com alguma evidência.
Três estrelas (***) significa que é uma recomendação forte com bastante evidência.
Quatro estrelas (****) significa que é uma recomendação forte com muita evidência.

  • O plano de vacinação deve ser revisto logo quando o doente tem o diagnóstico de uma doença reumática inflamatória. *
    É importante que o seu médico saiba quais as vacinas que já tomou no passado. Poderá ter de tomar algumas vacinas antes de iniciar o seu tratamento. Estas incluem as vacinas contra a gripe, a hepatite, a rubéola e o tétano.
  • As vacinas devem ser administradas enquanto a doença está estabilizada. *
    Há menos probabilidade de a doença piorar (recidiva) se for vacinado quando estiver estável.
  • As vacinas vivas devem ser evitadas. *
    As vacinas vivas contêm pequenas quantidades ou partes dos vírus ou das bactérias reais. As vacinas vivas não devem ser utilizadas em casos em que o sistema imunitário possa estar enfraquecido. Podem mesmo provocar infeções.
  • As vacinas podem ser administradas ao mesmo tempo que alguns tratamentos para a doença reumática. ***
    Pode continuar a tomar DMARDs e inibidores do factor de necrose tumoral (TNF) (por exemplo, Enbrel [etanercept], Humira [adalimumab], Remicade [infliximab], Cimzia [certolizumab pegol], Simponi [golimumab]) antes e depois de receber uma vacina não viva. Estes medicamentos não afetam o modo como a vacina não viva funciona. Se estiver sob terapêutica depletora de células B (por exemplo, Mabthera [rituximab]), os períodos de toma das suas vacinas precisam de ser planeados cuidadosamente.
  • A pessoa com doença reumática inflamatória deve ser vacinada contra a gripe. **/***
    Pessoas com uma doença reumática – especialmente idosos – que recebem a vacina não viva contra a gripe têm menor probabilidade de morrer de gripe, de pneumonia e de outras infeções pulmonares.
  • A pessoa com doença reumática inflamatória deve ser vacinada contra o pnemococo. **/***
    Pessoas com uma doença reumática – especialmente idosos – que recebem a vacina anti-pneumocócica polissacárida têm menor probabilidade de morrer de infeções pulmonares.
  • A pessoa com doença reumática inflamatória deve ser vacinada contra o tétano. */**/***
    A pessoa com doença reumática inflamatória pode tomar a vacina contra o tétano com a mesma frequência que as pessoas saudáveis. Se fizer uma ferida ou um corte e precisar da vacina contra o tétano, assegure-se que o seu médico sabe que medicamentos está a tomar para a sua doença reumática. Pode precisar de um tipo diferente de vacina contra o tétano se estiver sob terapêutica depletora de células B (por exemplo, Mabthera [rituximab]).
  • A pessoa com doença reumática inflamatória pode precisar de ser vacinada contra o herpes zoster. */**
    Pessoas com doenças reumáticas inflamatórias têm mais probabilidade de adquirir o vírus do herpes zoster (zona). Pode ser vacinado contra o herpes zoster, por indicação do seu médico, se o seu sistema imunitário estiver suficientemente forte.
  • As mulheres com menos de 25 anos com lúpus devem ser vacinadas contra o Vírus do Papiloma Humano (VPH). */**
    O vírus do papiloma humano (VPH) é mais comum em doentes com lúpus. Este vírus tem sido associado ao cancro do cólo do útero. As mulheres jovens devem tomar a vacina contra o VPH.
  • As pessoas com problemas no baço devem receber vacinações específicas. *
    Se o seu baço não funciona adequadamente (hipoesplénico ou asplénico), deve receber as vacinas contra a gripe, contra o pneumococo, contra o Haemophilus influenza e B e contra o meningococo C. Isto é particularmente importante se viver numa área onde o meningococo é comum.
  • A pessoa com doença reumática inflamatória pode precisar de ser vacinada contra a hepatite. */**/***
    Pode precisar de uma vacina contra a hepatite A ou hepatite B se viver ou viajar para uma área onde a hepatite é comum, ou se tiver risco aumentado de exposição (ex.: profissão – médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde, etc.).
  • A pessoa com doença reumática inflamatória pode tomar todas as vacinas não vivas habituais para viajantes. *
    Se for de férias, pode tomar todas as vacinas habitualmente recomendadas para a área de destino, exceto se forem vacinas vivas. As vacinas vivas contêm pequenas quantidades ou partes dos vírus ou das bactérias reais. Estas vacinas não devem ser administradas se o sistema imunitário estiver enfraquecido, pois podem causar infeções.
  • Na pessoa com doença reumática inflamatória, a vacina BCG não está recomendada. */**
    A BCG é uma vacina utilizada para proteger contra a tuberculose, mas pode provocar a doença em pessoas com o sistema imunitário enfraquecido.

Em geral, as recomendações dizem que as vacinas são importantes em pessoas com doenças reumáticas inflamatórias. Estas recomendações aconselham os doentes sobre as etapas a seguir para se protegerem a si próprios de infeções. Quando for tomar uma vacina, deve sempre informar o médico ou o enfermeiro sobre a sua doença reumática e sobre qualquer medicação que esteja a fazer.

Se tiver alguma questão ou preocupação sobre vacinas, deve falar com o seu médico.

Realizada por: Agna Neto *, **, ***
* Serviço de Reumatologia, Hospital de Egas Moniz, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Lisboa, Portugal.
** Centro de Estudos de Doenças Crónicas, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.
*** Serviço de Reumatologia, Hospital Central do Funchal, Madeira, Portugal.