GEAR

O Grupo de Estudos de Artrite Reumatóide (GEAR) foca a sua actividade, como o nome indica, no estudo da artrite reumatóide.

Ao longo dos últimos anos, este grupo de trabalho tem-se destacado pela publicação de vários artigos científicos, nomeadamente na área da terapêutica biotecnológica. Assim, a primeira versão dos Consensos para a utilização de terapêutica biológica na artrite reumatóide (AR) foi publicada em 2003, com actualizações frequentes, sempre que tal se justificou, às luzes da evolução do conhecimento cientifico-farmacológico.

Relator

Prof. Doutor Miguel Bernardes

GEDRESIS

O Grupo de Estudos de Doenças Reumáticas Sistémicas (GEDRESIS), da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), foca a sua atenção num  conjunto heterogéneo de doenças e síndromes, como o lúpus eritematoso sistémico, a síndroma de Sjogren, a esclerose sistémica, a polimiosite/dermatomiosite e as vasculites. É constituído por reumatologistas com experiência e gosto por estas patologias e tem, ao longo dos últimos anos, realizado um vasto trabalho cientifico nesta área, do qual se destaca o artigo “Protocolo de avaliação e monitorização do Lúpus Eritematoso Sistémico (PAMLES)”, publicado na Acta Reumatológica Portuguesa em 2008.

Relator

Dra. Patrícia Pinto

GEODOM

O Grupo de Estudo da Osteoporose e outras Doenças Ósseas Metabólicas (GEODOM) Grupo de Trabalho (GT) da SPR tem por objectivo dinamizar o estudo e divulgação da Osteoporose e outras Doenças Ósseas Metabólicas (ODOM), bem como favorecer o trabalho conjunto dos reumatologistas com interesse particular nesta área. Constitui seu objectivo último contribuir para o aprofundamento permanente da qualidade da prática e da investigação clínica em Reumatologia.

Relator

Prof. Doutora Ana Rodrigues

GEOMI

O Grupo de Estudo da Osteoartrose e Artropatias MicrocristalinasEste Grupo de Estudo (GEOMI) da SPR tem por objectivo dinamizar o estudo e divulgação da Osteoartrose (OA) e Artropatias Microcristalinas (AMC), bem como favorecer o trabalho conjunto dos reumatologistas com interesse particular nesta área. Constitui seu objectivo último contribuir para o aprofundamento permanente da qualidade da prática e da investigação clínica em Reumatologia.

Relator

Dra. Margarida Cruz

GESPA

O Grupo de Grupo de Estudo das Esponilartrites GESPA tem por objectivo dinamizar o estudo e divulgação das Espondilartropatias, bem como favorecer o trabalho conjunto dos reumatologistas com interesse particular nesta área. Constitui seu objectivo último contribuir para o aprofundamento permanente da qualidade da prática e da investigação clínica em Reumatologia.

Relator

Prof. Doutor Fernando Pimentel-Santos

GO-TiME

O Grupo de Trabalho de Imagem MusculoEsquelética (GoTIME) tem por objetivos: promover a realização de trabalho científico que valide a ecografia musculoesquelética (EME) como meio de diagnóstico, monitorização clínica e terapêutica, impulsionando a sua utilização na prática clínica diária; fomentar a aprendizagem e atualização de conhecimentos nas várias modalidades de imagem que demonstram interesse inequívoco no exercício clínico ou de investigação; contribuir, através do desenvolvimento das melhores práticas de utilização das técnicas de imagem e de recomendações para o seu uso, para um elevado nível de cuidados e acompanhamento mais eficiente dos doentes.

Relator

Prof. Doutora Sandra Falcão

Secretariado

Dra. Filipa Teixeira

Dr. Joaquim Polido Pereira

DOR

O Grupo da Dor da SPR é constituído por um conjunto de reumatologistas com um gosto especial por esta área. Tem, ao longo destes anos, procurado estabelecer algumas normas de orientação no âmbito da dor, promovendo para tal reuniões onde, além da presença dos reumatologistas integrantes neste grupo, têm estado também presentes outros colegas, que muito têm contribuído para a dinâmica dos trabalhos.

Relator

Dra. Filipa Teixeira

REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA

O Grupo de trabalho de Reumatologia Pediátrica, da SPR, é constituído por reumatologistas e pediatras com experiência e gosto pelas doenças reumáticas juvenis. Entre os vários objectivos a que se propõe, dos quais se destaca a realização de cursos de formação para internos, podemos encontrar a publicação dos consensos para a utilização de terapêuticas biológicas na AIJ., publicado em 2007 na Acta Reumatológica Portuguesa.

Relator

Dra. Filipa Ramos