QUEM SOMOS

A APPSReuma surgiu da vontade de um grupo de enfermeiros que se dedicam à área da Reumatologia há já alguns anos. Após alguns encontros informais em congressos, realizaram-se alguns encontros formais para partilhar experiências. Esse primeiro encontro realizou-se no dia 13 de Outubro de 2012, em Coimbra e foi onde pela primeira vez se juntaram profissionais de diferentes serviços de reumatologia do país para discutir a criação de uma associação.

Elementos participantes na Reunião em Coimbra – 2012 (apoio UCB)

Passados alguns encontros, a APPSReuma nasceu oficialmente a 9 de Setembro de 2014, com 13 membros fundadores. A Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros cedeu o “Espaço Cidadania” para, a título gratuito, sediar a associação.

Parte dos elementos fundadores da APPSReuma

A primeira parceria estabelecida pela APPSReuma foi com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (em Fevereiro de 2015), consertando-se então o início de uma estratégia partilhada de desenvolvimento em prole da melhoria da reumatologia nacional.

Prof. João Eurico da Fonseca (Presidente SPR), Enf.ª Lurdes Barbosa e Enf. Ricardo Ferreira (Presidente e Vice-Presidente da APPSReuma)

No seguimento desta parceria, realizou-se a 14 de Maio de 2015, na Póvoa do Varzim, o primeiro evento formativo partilhado entre a SPR e a APPSReuma. Durante um dia discutiram-se assuntos de interesse comum.

I Reunião SPR/APPSReuma 14-05-2015 (apoio Abbvie)

No dia 10 de Junho de 2015 (dia de Portugal), realizou-se em Roma a Assembleia Geral da EULAR que ratificou a admissão da APPSReuma a esta organização. Esta foi assim, entre as associações médicas, de doentes e de profissionais de saúde a 100.ª organização a ser admitida. Desta forma, pretendeu-se consolidar a intenção de promover o desenvolvimento da reumatologia nacional de acordo com os melhores padrões europeus.

Integração das Associações de Profissionais de Saúde de Portugal, França e Hungria na EULAR.
As presidentes das três associações com a Chair Susan Oliver e o Chair Elected Tony Redmond.

O dia 20 de Junho de 2015 foi também importante na medida em que se estabeleceu uma plataforma de cooperação e comunicação entre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a APPPSReuma e as diversas Associações Portuguesas de Doentes.

O restante percurso será desenvolvido, desejavelmente, com a sua colaboração.

ORGÃOS SOCIAIS

Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Joaquim Coutinho (Fisioterapeuta – Prática Privada)
Vogal: Sónia González Cano (Terapeuta Ocupacional – Prática Privada)
Secretário: Lurdes Narciso (Enfermeira – CHLN-HSM)

Direção

Presidente: Lurdes Barbosa (Enfermeira – HGO)
Vice-Presidente: Ricardo Ferreira (Enfermeiro – CHUC)
Secretária: Andréa Marques (Enfermeira – CHUC)
Tesoureira: Rafaela Trincão (Nutricionista – Prática Privada)
Vogal: Salomé Salvado (Enfermeira – CHLN-HSM)
Suplente: Isabel Fidalgo (Enfermeira – CHSJ)
Suplente: Isabel Dias (Enfermeira – CHCB)

Conselho Fiscal

Presidente: Bruno Máximo (Enfermeiro – HBA)
Secretária: Vitória Gonçalves (Enfermeira – CHLN-HSM)
Redatora: Iolanda Barbosa (Enfermeira – ULS Alto Minho, HCB)

MISSÃO e OBJECTIVOS

A Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia é uma associação de carácter socioprofissional, aberta a todos os profissionais de saúde (Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Assistentes Sociais, Dietistas, Nutricionistas, Podologistas, Farmacêuticos, entre outros) que desenvolvem a sua atividade em Reumatologia ou que têm interesse nesta área.

São objetivos da APPSReuma:

a) Promover a melhoria dos cuidados diferenciados oferecidos pelos diferentes profissionais de saúde às pessoas com doença reumatológica, a nível regional, nacional e internacional, nos aspectos comunitários, profiláticos e preventivos, assistenciais, pedagógicos, científicos e de investigação;
b) Promover o desenvolvimento de competências específicas de cada profissão, a sua complementaridade defendendo os seus interesses, nos aspectos de promoção e valorização profissional e científica;
c) Representar os profissionais associados junto de outras associações científicas ou profissionais, no País ou no estrangeiro;
d) Contribuir para a definição e garantia dos padrões de qualidade dos cuidados de saúde prestados à população;
e) Promover a investigação e a divulgação científica;
f) Promover a partilha e a cooperação entre os profissionais e organizações interessadas no desenvolvimento na área da reumatologia;
g) Emitir, por sua iniciativa ou mediante solicitação, pareceres ou propostas no âmbito da reumatologia;
h) Implementar grupos de trabalho para o desenvolvimento de temas científicos e para a elaboração de pareceres no âmbito da área da reumatologia;
i) Promover o relacionamento com congéneres estrangeiras no sentido de fomentar o intercâmbio de conhecimento, experiências e a cooperação em projetos de interesse mútuo;
j) Apoiar os direitos das pessoas com doença reumatológica.

SÓCIOS

A APPSReuma é uma associação com uma visão muito focada na prática e na implementação de melhorias na prestação de cuidados multiprofissionais. A criação de grupos de trabalho com vista à elaboração de recomendações nacionais é um dos mais importantes objetivos a curto prazo desta associação. Qualquer associado terá a oportunidade de participar ativamente no trabalho da associação.
De entre outras vantagens, o sócio da APPSReuma terá também a oportunidade de:

  • Participação gratuita ou com descontos em congressos nacionais organizados pela APPSReuma ou entidades com cooperação estratégica (por ex. Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) ou Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas -EULAR)
  • Acesso facilitado a formações nacionais e internacionais (com descontos quando aplicável)
  • Acesso à candidatura a prémios/bolsas promovidos pela APPSReuma
  • Acesso a informação privilegiada em termos de formações externas, apoios a estágios na europa, prémios de investigação, formação internacional, etc.
  • Acesso facilitado a materiais de educação do doente
  • Outros

Para ser associado pode fazê-lo através do seguinte formulário.

DOCUMENTOS

Estatutos da APPSReuma
Enfermagem em Reumatologia – Percurso Nacional, 2012

CONTACTOS

EMAIL: appsreuma@gmail.com
TELEFONE: 962 731 025 ou 965 791 542;
FACEBOOK: www.facebook.com/APPSReuma
MORADA:
Associação de Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia
Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Avenida Bissaya Barreto n.º185
3000-076 Coimbra

NIF/NIPC: 513169393

 

Se pretende ficar a par das principais notícias da associação, subscreva a nossa newsletter.