Estas recomendações são traduções para a língua Portuguesa das versões leigas das recomendações da European League Against Rheumatism (EULAR). As publicações originais podem ser encontradas no website da EULAR

As recomendações da EULAR dão conselhos aos médicos, aos enfermeiros e aos doentes sobre a melhor forma de tratar e gerir doenças. A EULAR atualizou as suas recomendações sobre o tratamento de doentes com fibromialgia, uma condição reumática que está associada a dor generalizada e fadiga ou cansaço. Doentes com fibromialgia também podem ter dores de cabeça, enxaquecas, sono não reparador, alterações do humor e problemas do intestino ou do estômago.

Um grupo de 18 especialistas trabalhou em conjunto para desenvolver estas recomendações.

Cerca de 2% da população em geral tem fibromialgia, mas esta doença é difícil de diagnosticar e de tratar. Doentes com fibromialgia costumam ser avaliados por vários médicos antes de terem o diagnóstico definitivo.

É importante diagnosticar precocemente os doentes com fibromialgia, para que possam obter o tratamento de que necessitam. A plena compreensão da fibromialgia requer uma avaliação da dor, da função e do impacto no bem-estar mental e social da pessoa. A abordagem da fibromialgia deve ter como objetivo melhorar a qualidade de vida e equilibrar os benefícios e riscos do tratamento. Isso pode significar a necessidade de uma combinação de diferentes tipos de tratamentos farmacológicos e não farmacológicos, decididos em conjunto entre o doente e o seu médico. Em primeiro lugar, o tratamento deve centrar-se em medidas não farmacológicas. Pessoas com fibromialgia geralmente referem preferir tratamento não farmacológico.

No total, foram elaboradas dez recomendações. Estas são divididas em duas áreas principais. A primeira área contempla as abordagens não-farmacológicas de doentes com fibromialgia. A segunda parte contempla os tratamentos farmacológicos.

Cada recomendação é baseada na evidência científica disponível ou na opinião de especialistas. Quanto mais estrelas uma recomendação tem, mais forte é a evidência e mais importante é que o doente e o seu médico ou enfermeiro a sigam.

Uma estrela (*) significa que tem pouca evidência.
Duas estrelas (**) significa que tem alguma evidência.
Três estrelas (***) significa que há bastante evidência.
Quatro estrelas (****) significa que existe forte evidência.

Abordagens gerais e tratamento de doentes com fibromialgia

Exercício aeróbico e de fortalecimento ****
Exercício que fortalece os músculos do corpo, seja em terra ou na água, pode reduzir a dor. O exercício de resistência com pesos também pode ser benéfico, embora numa fase inicial possa aumentar a dor.

Terapia cognitivo-comportamental ***
A terapia cognitiva comportamental (também denominada TCC) é uma terapia de conversação que ensina a desafiar as ideias negativas. Isso pode ajudar o doente a mudar a maneira como pensa e como se comporta. Pode ainda ajudar a controlar e a enfrentar a dor da fibromialgia.

Terapias complementares **
As terapias complementares (com múltiplos componentes) podem incluir diferentes combinações de exercícios, educação, relaxamento ou alguns outros tratamentos específicos, como o Tai Chi ou a massagem. Isso pode fornecer melhorias a curto prazo na dor e fadiga.

Acupuntura ou hidroterapia **
A acupuntura tradicional ou por estimulação elétrica pode ajudar a melhorar a dor quando associada a outros tratamentos. Sessões de hidroterapia ou terapia de spa podem oferecer melhorias que duram até 14 semanas.

Terapias de meditação e redução do stress baseadas em mindfulness **
Técnicas de meditação como Qigong, Yoga ou Tai Chi ou a prática de mindfulness e redução do stress podem ajudar a melhorar o sono e a fadiga.

Tratamentos farmacológicos para doentes com fibromialgia

Amitriptilina em baixa dose **
Amitriptilina é um medicamento antidepressivo que, quando tomada em doses baixas de até 25 mg por dia, pode ajudar a reduzir a dor e a fadiga, bem como a melhorar a qualidade do sono.

Duloxetina ou milnacipran **
A duloxetina e o milnacipran são outro tipo de medicamento antidepressivo. Estes devem ser considerados em pessoas com dor intensa.

Tramadol **
O tramadol é um medicamento opióide fraco. Deve ser considerado em pessoas com dor de intensidade elevada.

Pregabalina **
A pregabalina é um medicamento anticonvulsivante que pode ser útil na fibromialgia para reduzir a dor e melhorar o sono. Deve ser considerada em pessoas com dor muito intensa ou distúrbios do sono provocados pela fibromialgia.

Ciclobenzaprina **
A ciclobenzaprina pode ajudar a melhorar o sono. Contudo, a maioria das pessoas também sente efeitos colaterais. Deve ser considerada em pessoas com distúrbios do sono causados pela fibromialgia.

Em geral, as recomendações sugerem a utilização de uma combinação de medidas para abordar a fibromialgia.

Se tem fibromialgia, estas recomendações dar-lhe-ão algumas orientações sobre o que esperar do tratamento. Se tiver dúvidas ou preocupações, sobre a sua doença ou a sua medicação, deve falar com um profissional de saúde envolvido no seu tratamento. As associações de
doentes também podem ser úteis para ajudá-lo a encontrar apoio e informações.

Realizada por: Soraia Azevedo
Serviço de Reumatologia, Unidade Local de Saúde do Alto Minho